Guerra comercial China e Estados Unidos

Dalio – China e Rússia poderiam ganhar dos Estados Unidos

Agora já são dois volumes do seu livro “A Ordem Mundial em Mudança”. A segunda parte foi lançada hoje e nela Ray Dalio foca o estudo na ascensão dos EUA como principal potência mundial.

Ele analisa o estabelecimento da era americana começando em 1945 e avalia onde o país está hoje em seu arco como potência mundial.

Ray acredita que estudar a ascensão e queda das potências mundiais é incrivelmente importante agora porque a maneira como os países responderem a COVID-19, determinará diretamente seu status na nova ordem mundial.

Riqueza em declínio

O domínio dos EUA e a riqueza relativa estão em declínio na nova ordem mundial

O estudo se concentra na segunda metade da era americana e discute como o domínio e a riqueza relativa dos EUA estão diminuindo, enquanto as rivalidades estão se intensificando sob o presidente Trump.

As rivalidades são visíveis nas negociações com aliados, como Europa e Japão, no comércio e pagamento de gastos militares, bem como na relações com rivais internacionais, como China e Irã.

Estes últimos conflitos com a China sobre comércio, tecnologia, geopolítica e capital são os mais importantes, vem se intensificando e não são vistos desde as sanções econômicas do tempo antes da Segunda Guerra Mundial (década de 1930).

Futuro do dolár

Moeda de reserva

A capacidade de um país imprimir dinheiro e ter ele aceito pelo mundo é um luxo apenas da moeda de reserva mundial (atualmente o dolár americano) possui e é o poder econômico mais valioso que um país pode ter. No entanto, um país precisa manter reservas consideráveis ​​para ter “dinheiro mundial” suficiente.

Atualmente, os EUA são muito poderosos porque podem imprimir o dinheiro do mundo, mas ficariam muito vulneráveis ​​se perdessem esse status.

Ray observou que o último indicador de uma potência mundial em declínio é sua moeda sair de moda. O passo final para esse declínio é quando um país desvaloriza sua moeda, o que os EUA estão fazendo justamente agora.

Taxa de juros

Taxas de juros

Durante a crise financeira de 2008, as taxas de juros foram reduzidas até atingir 0%. Com o dinheiro emprestado praticamente gratuito, investidores e corporações se aproveitaram disso para elevar os preços das ações e os lucros das empresas.

No entanto, o dinheiro não se distribuiu proporcionalmente e a diferença de riqueza aumentou como resultado. Essa lacuna só foi intensificada como resultado do COVID-19 e hoje é a maior desde o período 1930-45.

Se não for bem resolvido, esse problema resultará em aumento das tensões geopolíticas globalmente e em conflitos domésticos, que já estamos vendo emergir neste verão.

Poderio militar

Poderio militar

Em 1945, os EUA eram claramente o único poder militar dominante que não podia ser ameaçado por outros.

No entanto, nos últimos 75 anos, isso mudou e hoje há uma chance significativa de os EUA perderem conflitos contra a China e a Rússia (afirma Dalio) em suas áreas geográficas de força, além de serem potencialmente prejudicados por outras potências de segundo nível, se houver um conflito.

 

Esse artigo é um resumo traduzido do post DALIO: SIGNIFICANT CHANCE THE U.S. COULD LOSE WARS AGAINST CHINA AND RUSSIA. Acesse aqui o link para ver o original e apoie o criador de conteúdo.

O conteúdo, comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do side Investidor ao Vivo ou de seus controladores.