Startup Unicorn

Os unicórnios de hoje têm perdas cumulativas maiores do que a Amazon, ainda sem recuperação

Só porque a Amazon foi capaz de ter sucesso, não significa que também terão o mesmo futuro. No entanto, eles estão recebendo uma chuva de dinheiro.

 

As startups Unicórnio estão em alta. Os preços de suas ações subiram pelo menos 50% desde o início da pandemia e a maioria dobrou, algumas triplicaram. Embora as startups lucrativas como Zoom, Roku e Square estejam ainda mais em alta, mesmo as startups com grandes perdas estão indo bem. Os preços das ações para Snap, Twilio e Pinterest subiram três vezes, as ações da Slack dobraram e as ações da Uber e Lyft subiram 50%.

O financiamento de VC (Venture Capital) também é forte. O financiamento atingiu US $ 125 bilhões no primeiro trimestre de 2021, o maior de todos os tempos. E isso segue um ano recorde em 2020 e nos cinco anos anteriores entre 2015 e 2019. O otimismo sobre o impacto das startups na produtividade está em um ponto mais alto. Gestores de fundos de capital de risco, como Marc Andreesen, fundador da Netscape, estão prevendo um boom de produtividade nessa década.

O alto financiamento e os altos preços das ações pressupõem que as startups Unicorn de hoje irão superar suas perdas. Afinal, a Amazon conseguiu isso, o perdedor de dinheiro mais famoso da América não teve lucro até seu 10º ano de existência e seus lucros não cobriram seu pico de perdas cumulativas de US $ 3 bilhões até o ano 16. Mas agora é uma das empresas mais valiosas do mundo .

Se a Amazon poderia fazer isso, por que não podem as startups Unicorn, que hoje perdem dinheiro, que representam cerca de 90% das startups Unicorn em 2019 e 2020? Mas a maioria dos Unicórnios que perdem dinheiro hoje têm muito mais do que 10 anos, alguns com 20 anos.

O gráfico abaixo compara as perdas cumulativas da Amazon ao longo do tempo (linha vermelha inferior) com as de startups Unicórnio selecionadas. As perdas cumulativas são representadas graficamente em relação ao ano de existência. No caso das startups, o último ano de dados de cada empresa é para o primeiro trimestre de 2021 e, portanto, é apenas para um trimestre em comparação com um ano inteiro para os outros anos. As perdas não são ajustadas pela inflação.

Perdas cumulativas ($m) vs anos de existência

 

Fonte: Dados financeiros reportados pelas empresas, gráfico do Wolf Street

O gráfico mostra que várias startups Unicórnio superaram amplamente as perdas cumulativas máximas da Amazon de US $ 3 bilhões em 2002. As perdas cumulativas do Uber ultrapassaram US $ 23 bilhões, enquanto as do Snapchat ultrapassaram US $ 8 bilhões, Airbnb e Lyft US $ 7 bilhões, Palantir US $ 6 bilhões e Nutanix US $ 5 bilhões . A Bloom está fechando com US $ 2,5 bilhões. Estimativas recentes da WeWork, que não divulga dados, colocam suas perdas acumuladas em cerca de US $ 10 bilhões em março de 2021.

Muitas dessas startups têm avaliações (valuations) enormes. Snap, Airbnb e Uber estão avaliados atualmente entre $ 90 e $ 100 bilhões, enquanto Palantir está avaliada em $ 46 bilhões, Lyft em $ 20 bilhões, Nutanix em $ 8 bilhões e Bloom Energy em $ 4,6 bilhões. Em comparação, a Amazon não ultrapassou a marca de US $ 20 bilhões até 2003, após ter alcançado lucro positivo.

Além de Bloom, todas essas startups estão a caminho de adicionar pelo menos US $ 1 bilhão às perdas acumuladas existentes em 2021. Os dados do Uber de 2021 são particularmente enganosos porque suas perdas de US $ 100 milhões incluem US $ 1,6 bilhão em receita com a venda de sua unidade de veículo autônomo . Sem essa venda, as perdas do Uber no primeiro trimestre teriam sido de US $ 1,7 bilhão ou US $ 6,8 bilhões em uma base anualizada. US $ 30 bilhões em perdas cumulativas até o final de 2022 são perfeitamente possíveis.

As perdas cumulativas para muitas outras startups Unicorn também estão crescendo rapidamente e podem muito bem atingir as perdas máximas da Amazon (em vermelho) nos próximos anos. O gráfico abaixo compara as perdas cumulativas em relação ao ano de existência de 12 outras startups Unicorn.

Perdas cumulativas ($m) vs anos de existência (outras startups)

Startup Unicórnio

Fonte: Dados financeiros reportados pelas empresas, gráfico do Wolf Street

Seis deles agora têm avaliações superiores a $ 50 bilhões: DoorDash $ 58 bilhões, Snowflake $ 70 bilhões, Pinterest $ 51 bilhões, Twilio $ 66 bilhões, Opendoor $ 72 bilhões e Docusign $ 54 bilhões. Depois, há: Okta $ 32 bilhões, Wish $ 7,5 bilhões, Compass $ 5 bilhões, Pure Storage $ 5 bilhões, Unity $ 30 bilhões, UIPath $ 34 bilhões e Slack $ 26 bilhões.

No entanto, o gráfico sugere que apenas uma dessas startups pode estar a caminho da lucratividade: o Pinterest, com custo subindo menos do que o aumento de 50% nas receitas durante a pandemia. As perdas acumuladas para os outros 11 ainda estão crescendo.

Os da esquerda são um pouco mais altos, mas pelo menos estão apenas no 9º ao 15º ano de existência. A Wish tem a maior perda acumulada do lote, chegando a US $ 2,3 bilhões. Door Dash, Compass, Open Door, Slack e Pure Storage têm perdas cumulativas entre um e dois bilhões de dólares.

As startups do lado direito do gráfico podem estar em uma posição mais difícil do que as da esquerda porque são muito mais velhas do que as da esquerda. UI Path está em seu 16º ano de existência, Unity e Twilio em seu 18º e Okta em seu 20º. No entanto, suas perdas continuaram a crescer em 2020 e 2021 e todos eles têm mais de US $ 1 bilhão em perdas acumuladas. Além do Pinterest, nenhuma das startups neste gráfico sugere que estão perto de uma reviravolta nas perdas cumulativas.

Em resumo, a Amazon não é um bom modelo para os unicórnios perdedores de dinheiro de hoje. Só porque uma startup conseguiu ter sucesso, não significa que outras também terão sucesso, principalmente quando a Amazon atingiu a lucratividade em seu décimo ano de existência. A maioria dos Unicórnios perdedores de dinheiro de hoje tem muito mais do que 10 anos, alguns até 20 anos. Além disso, as perdas cumulativas para muitas dessas startups ainda continuam a aumentar sem nenhuma recuperação à vista. A história da Amazon sugere que a maior perda de dinheiro nas startups da Unicorn pode nunca alcançar lucratividade em uma base cumulativa, ou pelo menos vai demorar tanto que não importa.

Esse artigo é um resumo traduzido do post “Today’s Unicorns Have Bigger Cumulative Losses than Amazon, Lost Money far Longer than Amazon, Still No Turnaround” do Wolf Street.

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