O retorno da Bolha.com? E o que isso muda para você

O retorno da Bolha.com ? E o que isso muda para você

Aparentemente, as ações de tecnologia não receberam a mensagem de que esse vivemos atualmente um mercado “perigoso” e “caro”. Desde que o S&P 500 atingiu seu auge de curto prazo em 8 de junho, o S&P 500 recuou aproximadamente 2,5%, mas o setor de tecnologia do S&P 500 avançou 6,3%.

Essa diferença entre os dois é bastante significativa para tão pouco tempo, especialmente porque a tecnologia é de longe o maior setor do índice. Parece que o setor de tecnologia está deixando todo mundo para trás. Desde que o mercado atingiu o fundo do poço há quatro meses, o setor de tecnologia ganhou 53%.

Se você sente que já viu esse filme antes, saiba que você não está sozinho. Isso é parecido com o que aconteceu há 20 anos, quando a bolha.com virou Wall Street de cabeça para baixo. Confira abaixo o que vemos quando exploramos mais esse tema.

O mercado dividido

Quando alguém pergunta como vai o mercado de ações, essa é realmente uma pergunta mais difícil do que parece. O motivo é que o mercado é a média de centenas ou mesmo milhares de ações, dependendo do índice. Meu índice americano preferido, o S&P 500, é o valor de mercado combinado de 500 empresas diferentes. Muitas ações podem estar ruins, enquanto o mercado geral está bom. Ou algumas ações podem subir enquanto o mercado geral está na baixa.

Ultimamente, vimos outro fenômeno. O setor de tecnologia está se recuperando fortemente, enquanto o resto do mercado está avançando. No entanto, temos que observar que os ganhos têm sido fortemente influenciados pelas cinco grandes gigantes da tecnologia.

Só nesse ano a Apple subiu 30%, a Microsoft subiu 35% e o Google subiu apenas 13%. O Facebook cresceu 19% e a Amazon é a vencedora com um ganho acumulado no ano de 72%. Vale lembrar que  estamos falando de grandes mudanças em empresas que já valem mais de US $ 1 trilhão. Combinadas, essas cinco empresas valem quase US $ 6,5 trilhões. A concentração é tão grande que podemos afirmar que 1% das ações do índice representam quase um quarto de todo o seu valor.

Embora essas ações certamente tenham ido bem antes do coronavírus, elas se tornaram ainda mais dominantes desde que a economia fechou. O que mudou é que esses gigantes da tecnologia são vistos como ativos seguros no meio da pandemia. Em mercados normais, quando os investidores fogem para a segurança, isso significa ações como empresas de serviços públicos ou blue chips. Agora, muitos dos antigos setores seguros estão tendo uma performance ruim.

Semelhanças e diferenças

Existem algumas semelhanças entre hoje e a bolha tecnológica de 20 anos atrás. Obviamente, a bolha de 2000 foi impulsionada pelo surgimento da Internet, que era uma tecnologia nova e empolgante (um bom exemplo é a pets-dot-com). A diferença é que desta vez a alta é quase inteiramente motivada por um pequeno grupo de empresas. Não há IPOs malucos com ganhos explosivos de um dia. Além disso, desta vez não há uma ótima tecnologia nova (como era a internet). A maioria das compras parece ser FOMO (Fear of missing out, ou medo de perder o bonde em português).

Os Cinco Grandes tornaram-se o porto seguro para os investidores e por isso estão sendo procurados. No entanto, há uma pergunta importante: quanto o comportamento do consumidor mudará em um mundo pós-Covid? Estou inclinado a pensar que não será muito.

Certamente, a Amazon se saiu bem desde que a economia ficou paralisada, mas muitas outras empresas também estão indo bem. Se espera ver muitas empresas de alta qualidade voltarem aos trilhos à medida que a economia se reabrir. A Disney certamente não foi embora. A Covid-19 alterou temporariamente o comportamento do consumidor, mas não o mudou permanentemente. Não estamos aqui para prever o estouro de uma bolha, mas temos de desconfiar dessas ações.

A lição importante aqui é não se assustar com um mercado dividido (entre as gigantes de tecnologia e todos os demais) e ter cuidado em buscar grandes ganhos, um bom investimento é um investimento disciplinado.

 

Esse artigo é um resumo traduzido do post CWS Market Review – July 10, 2020. Acesse aqui o link para ver o original e apoie o criador de conteúdo.

O conteúdo, comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do side Investidor ao Vivo ou de seus controladores.

1 thought on “O retorno da Bolha.com? E o que isso muda para você”

  1. Pingback: Como os ricos estão ficando pobres com a pandemia - Investidor ao vivo

Comments are closed.